Se para você a inteligência artificial pode parecer algo do futuro, saiba que ela já está sendo utilizada de diversas formas no nosso dia a dia e proporciona inúmeras vantagens para a sociedade. Inclusive, a IA é fundamental para a tecnologia da Natosafe. Para conhecer os diversos benefícios da inteligência artificial para a sociedade, continue a leitura.
Se ao pensar em inteligência artificial, vem a sua cabeça um robô com formas humanas que possui várias funções, você não está errado. Porém, a inteligência artificial é muito mais que isso, ela está presente no nosso dia a dia de formas mais enraizadas, como dentro de uma assistente virtual, por exemplo.
Inteligência artificial (IA), que você também pode ver por aí como (AI) Artificial Intelligence, é um campo de estudos bastante complexo. Mas para simplificar as coisas, podemos definir a IA como um sistema que consegue simular a inteligência humana e é capaz de aprender novos comportamentos com base nas informações que coleta.
Os benefícios da inteligência artificial para a sociedade são muitos, mas antes de falar neles, vamos entender um pouco melhor sobre como a inteligência artificial funciona!
Geralmente, a inteligência artificial é construída para a resolução de algum problema específico e assim, ela é exposta às mais diversas variáveis sobre aquele tema.
Um bom exemplo, são os clássicos robôs que jogam xadrez. Eles recebem dados sobre inúmeras jogadas possíveis, categorizando e analisando todas muito mais rápido e melhor que um ser humano. Ao “olhar” todas essas possibilidades de jogadas, o robô consegue achar a melhor jogada possível para as mais diversas situações apresentadas nas partidas, e assim pode vencer até o melhor jogador humano do mundo.
É assim que o sistema de inteligência artificial funciona: analisando padrões sobre um determinado tema, reconhecendo elementos e criando os seus próprios métodos de interpretação.
Mas não é apenas para criar robôs especialistas em xadrez que a inteligência artificial é utilizada. Existem diversas outras aplicações que se fazem presentes no nosso dia a dia.
Mesmo que a sua rotina não se pareça em nada com um filme de ficção científica, saiba que, provavelmente, a inteligência artificial faz parte dela.
Veja alguns exemplos da presença de inteligência artificial no seu dia a dia!
Os famosos algoritmos presentes nas redes sociais são parte importante da IA. Por meio deles, estas se tornam cada vez mais personalizadas, fazendo com que você passe mais tempo utilizando-as.
A inteligência artificial acompanha tudo o que o usuário faz na rede e consegue exibir sugestões de conteúdos mais assertivos e anúncios mais compatíveis com os seus interesses.
Os chatbots (eficientes em alguns casos, não muito em outros) são os robôs para atendimento utilizados por muitas empresas, seja on-line ou através de ligações telefônicas.
A inteligência artificial é empregada para que a comunicação destes robôs se pareça com a de uma pessoa e para que eles consigam responder às suas perguntas. Normalmente, eles são usados na parte inicial do atendimento, resolvendo o problema ou direcionando você para o setor responsável.
Você é da turma que já tem uma Siri, Alexa ou Google Assistente? Se sim, a inteligência artificial já está incorporada no seu dia a dia!
As assistentes virtuais tomaram conta dos lares brasileiros nos últimos anos. Uma pesquisa realizada pela consultoria de análise de dados Ilumeo aponta que 48% dos brasileiros faz uso de assistentes pessoais ao menos uma vez por semana.
Com elas, você realiza pesquisas por voz, pede para ouvir uma música e até faz compras.
Quem curte games, provavelmente está por dentro dos benefícios da inteligência artificial para a experiência do jogador. Jogos que utilizam realidade virtual e aumentada deixam tudo mais realista.
E as novidades neste setor não param. Mais recentemente, a Sony registrou a patente de uma inteligência artificial capaz de moldar a dificuldade do jogo de acordo com o desempenho do jogador.
A IA está presente no nosso dia a dia, nas nossas redes sociais, nas nossas relações com as empresas, dentro de nossas casas e nos momentos de lazer.
Mas olhando de um ponto de vista mais amplo, a inteligência artificial está presente em diversos setores da sociedade, promovendo significativos avanços na educação, segurança e saúde.
Veja algumas áreas onde os benefícios da inteligência artificial são bem evidentes!
A tecnologia, de um modo geral, está ganhando cada vez mais espaço dentro das escolas. É fundamental que professores e gestores da área consigam inserir a tecnologia em prol do aprendizado.
A inteligência artificial tem um papel importante na educação, na medida em que proporciona um aprendizado personalizado para os estudantes. Cada aluno tem o seu ritmo de aprendizagem e a IA, através de jogos educativos e plataformas de ensino, faz com que o estudante evolua de acordo com o seu desempenho, algo que é muito difícil de ser colocado em prática de maneira analógica.
Existem algumas iniciativas ao redor do mundo que mostram na prática os benefícios da inteligência artificial para a educação, como é o caso das plataformas CogBooks e Mindspark.
A segurança é um dos setores onde a inteligência artificial é mais utilizada, seja na internet, em bancos de dados, para as empresas ou residências.
A IA pode ser empregada para identificar e combater variadas situações de riscos, pois pode analisar uma grande quantidade de dados, identificar e reportar atividades suspeitas de maneira autônoma.
Ela também ajuda a identificar e impedir invasões de hackers e outros perigos envolvendo os dados de usuários na internet. O reconhecimento facial é uma outra ferramenta de segurança que usa IA, sendo cada vez mais utilizada para identificação e controle de acessos.
Os benefícios da inteligência artificial para a segurança também já chegaram nas vias públicas, registrando o número de placas e outras informações, o que ajuda a minimizar roubos.
A saúde também é um setor bastante beneficiado pela inteligência artificial. Um exemplo clássico são os braços mecânicos, que auxiliam em cirurgias complexas.
Na área da radiologia, a IA ajuda a realizar diagnósticos com maior agilidade e precisão. Os algoritmos são capazes de avaliar as imagens no momento em que são tiradas, procurando por padrões que indiquem alguma doença.
Além disso, a inteligência artificial na saúde também trabalha em sistemas de compartilhamento de informações, com uma ampla base de dados, facilitando o acesso dos profissionais ao histórico dos pacientes, agilizando os atendimentos médicos.
Um case de sucesso nacional que mostra os benefícios da inteligência artificial para a saúde é o do software Laura. Utilizado em alguns hospitais brasileiros, ele serve para gerenciar e diagnosticar precocemente a deterioração clínica do paciente. Nas unidades onde está instalado, foi capaz de reduzir em 25% as taxas de mortalidade.
A Natosafe desenvolveu uma tecnologia capaz de coletar a biometria de recém-nascidos momentos após o nascimento, o que proporciona mais segurança na saída da maternidade e pode oferecer diversos benefícios para a sociedade, como no combate ao desaparecimento de crianças.
A inteligência artificial da Natosafe está em constante evolução para conseguir identificar cada vez melhor as minúcias das digitais dos recém-nascidos. Ela é treinada para encontrar os desenhos característicos da digital, que estão mais escondidos nos bebês.
Para conseguir oferecer uma solução para a coleta da biometria de recém-nascidos capaz de revolucionar as possibilidades de proteção das crianças, a Natosafe trabalhou no desenvolvimento integrado entre hardware, software com inteligência artificial.
Na solução da Natosafe, a IA atua em duas frentes:
No momento da coleta biométrica na maternidade, tanto da mãe quanto do bebê, a inteligência artificial indica se a coleta foi realizada com sucesso ou não.
Ela identifica se a imagem respeita os parâmetros técnicos estabelecidos, avisando instantaneamente o operador se a coleta foi bem-sucedida ou não e indicando como ele deve proceder para garantir o sucesso da coleta. Isso faz com que o processo seja assertivo.
Além de ser essencial para garantir uma coleta precisa da digital do bebê, ela também faz a leitura da imagem coletada, identifica os pontos e linhas e forma a digital.
A digital da criança é mais densa em relação à do adulto, escondendo as suas minúcias. A inteligência artificial consegue deixar as impressões digitais dos recém-nascidos com as características mais destacadas, facilitando a leitura desta digital e permitindo que possa ser utilizada para identificar aquela pessoa pelo resto da vida.
Como toda inteligência artificial, a IA da Natosafe evolui na medida em que é utilizada na prática. A nossa tecnologia está aprendendo todo dia para realizar as coletas e análises com mais agilidade e precisão, aumentando o seu potencial de uso em prol de um mundo mais seguro.