Estamos atravessando um momento muito importante da nossa história e nesta hora precisamos redobrar os cuídados com essa pandemia do COVID-19.
Mesmo sabendo que os principais grupos de risco são pessoas acima de 60 anos e que apresentam algum tipo de doença, nossos recém-nascidos também precisam de cuidados especiais.
E sobre este assunto extremamente importante, o que já sabemos de maneira oficial ?
Até o momento não foi relatado nenhum caso de risco para os bebês de uma mulher grávida que tem COVID-19. Existem dados de que houve um pequeno número de problemas relatados com gravidez ou parto (por exemplo, parto prematuro) em bebês nascidos de mães que deram positivo para COVID-19 durante a gravidez. Outra informação importante é de que nenhum bebê nascido de mãe com COVID-19 apresentou resultado positivo para o vírus COVID-19. Nos casos analisados, que são um número baixo, o vírus não foi encontrado em amostras de líquido amniótico ou leite materno.
Precauções para as crianças !
Você pode incentivar seu filho a ajudar a impedir a propagação do COVID-19 ensinando-o a fazer as mesmas coisas que todos devem fazer para se manter saudável.
Os sintomas do COVID-19 são semelhantes em crianças e adultos. No entanto, crianças com COVID-19 confirmado geralmente apresentam sintomas leves. Os sintomas relatados em crianças incluem sintomas do tipo resfriado, como febre, coriza e tosse. Vômitos e diarréia também foram relatados. Ainda não se sabe se algumas crianças podem estar em maior risco de doença grave, por exemplo, crianças com condições médicas subjacentes e necessidades especiais de saúde.
Fonte: CDC Center for Disease Control and Prevention https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-nCoV/index.html