O que é P&D e qual a sua importância para as empresas?

Empresas que buscam destaque em determinado mercado reconhecem que P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) é essencial. Este é um setor responsável por articular e implementar novidades, além de possuir uma relevância especial quando se trata de inovação. Sendo assim, o presente artigo falará sobre o tema e destacará o papel do P&D na Infant.Id.

O que é P&D?

Dentro deste departamento, a área de pesquisa é responsável por construir conhecimento e entender as necessidades do consumidor. Já o desenvolvimento utiliza os dados levantados para criar novos produtos e estabelecer processos de criação. Porém, por mais que sejam duas áreas do conhecimento distintas, é muito comum que um mesmo profissional atue em ambas, dividindo-as apenas em etapas do trabalho.

Uma célebre frase de Steve Jobs diz : “As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas”. 

Nesse sentido, profissionais que trabalham com P&D estão na vanguarda da inovação, pois participam de processos de criação de produtos e serviços pioneiros em seus segmentos. Ao desenvolver produtos que criam um desejo de consumo no público-alvo, este departamento se mostra fundamental para empresas que almejam a inovação constante.

Qual a função da P&D?

A função do setor é desenvolver novos produtos e tecnologias para uma empresa. Porém, este não é um trabalho imediatista. Equipes de P&D de diversas organizações passam anos realizando estudos, testes e aprimoramentos em um determinado produto para só então deixá-lo pronto para o mercado. Posterior a isso, o setor pode prosseguir com as pesquisas para realizar aprimoramentos e lançar novas versões do produto.

Na parte de pesquisa, a função do P&D está atrelada a mapear tendências e tecnologias disponíveis para viabilizar a criação de um produto e também é direcionada para o marketing. É preciso colher informações sobre o comportamento do público, da concorrência e dos demais fatores que influenciam o mercado.

Diversos tipos de empresas podem contar com um time de P&D e, assim, o objetivo do setor pode ser desenvolver produtos para manter a empresa competitiva no mercado e se destacar da concorrência; ou pode apresentar um cunho social, quando pertencente a uma organização que visa contribuir com uma causa através de seus produtos e serviços.

Processo de desenvolvimento de um produto

Como dito anteriormente, a pesquisa e desenvolvimento de um novo produto pode demorar bastante tempo até o resultado ficar pronto para ser oferecido ao mercado.

As empresas podem utilizar diferentes métodos para a criação de um novo produto, porém, existem algumas etapas principais presentes na maioria dos processos:

Geração de ideias 

A geração de ideias, também conhecida como brainstorming, é o ponto de partida. Nessa etapa, pode existir já uma ideia de produto pré-formulada ou apenas uma necessidade que precisa ser sanada. Independente disso, é preciso reunir uma equipe multidisciplinar (o ideal é que profissionais de diversos setores da empresa contribuam) e promover um ambiente no qual as pessoas se sintam à vontade para compartilharem suas ideias. Insights importantes para o desenvolvimento de um novo produto podem surgir neste processo.

Triagem 

A triagem é a seleção das ideias mais promissoras e economicamente viáveis. Para filtrar com precisão, é importante levar em conta critérios como custos de produção, orçamento da empresa, perspectivas do mercado-alvo e viabilidade técnica.

Teste de conceito

O teste de conceito serve para analisar se o produto será compreendido pelo público-alvo e percebido como uma solução para o problema ao qual se destina. Nessa etapa, questionários, entrevistas e dinâmicas podem ser elaborados para entender como o produto é reconhecido por um determinado público (se as pessoas comprariam, como elas o estão utilizando, se satisfaz suas necessidades). Outra possibilidade é criar um MVP (Minimum Viable Product) que tenha as principais funcionalidades do produto.

Desenvolvimento

Após o produto ter passado pelas fases anteriores, ele pode ser de fato desenvolvido e assim a ideia é materializada. O processo envolve aspectos como o design do produto, criação da marca, fabricação, embalagem e também questões burocráticas como patentes, licenças e certificações. 

Validação de mercado

Essa etapa é destinada aos últimos testes antes do lançamento. Pode-se utilizar grupos focais para verificar se o resultado final atende às expectativas do público. É o momento de realizar ajustes finais antes de escalar a produção e distribuir o produto para o mercado.

Lançamento

Esse é o momento de o produto ser lançado no mercado. É preciso planejar uma campanha de lançamento, investir em marketing e garantir que o produto esteja disponível em pontos estratégicos para o público-alvo.

É importante lembrar que o time de P&D realiza estudos durante todo esse processo, a depender das necessidades. Antes mesmo da geração de ideias, pode-se realizar pesquisas para identificar as demandas do consumidor e oportunidades de mercado. Estudos também podem ser feitos também para verificar a viabilidade das ideias e para compreender a aceitação do público em relação ao produto.

Cinco colegas de trabalho sentados fazendo pesquisa com livros e celulares.
Trabalho em grupo.

O setor de P&D também pode trabalhar no desenvolvimento de tecnologia para criar um produto, assim como aconteceu na Infant.Id.

O setor de P&D dentro da INFANT.ID

A Infant.Id foi uma empresa que nasceu da pesquisa. Quando foi percebido que existia um déficit na identificação civil no Brasil e no mundo, realizou-se um diagnóstico de que a falta de uma tecnologia capaz de identificar biometricamente os recém-nascidos era a lacuna que precisava ser preenchida.

A partir disso, começaram os esforços para trabalhar na solução desse problema e foram iniciados os processos de pesquisa e desenvolvimento. Aproximadamente 5 anos depois, a equipe conseguiu aprimorar um produto que poderia ser lançado no mercado. Assim nasceu a solução capaz de capturar e analisar as impressões digitais de recém-nascidos de maneira eficaz.

Os idealizadores da empresa entenderam que a inexistência de uma tecnologia de biometria neonatal era um problema sério e que não poderia ser ignorado.

100% das soluções da Infant.Id foram desenvolvidas internamente.

Atualmente, o setor de P&D da Infant.Id, que conta com um time qualificado de profissionais, continua trabalhando para aprimorar ainda mais as soluções criadas e para entender as potenciais aplicações que a biometria neonatal apresenta.

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