Empresas de impacto social são aquelas que buscam beneficiar a sociedade por meio do próprio negócio. Neste texto, você conhecerá algumas organizações que realizam esse tipo de trabalho e entenderá como a tecnologia neonatal da INFANT.ID também tem gerado impacto social positivo.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Zeno e publicada em 2020, 83% das pessoas entrevistadas afirmam que as empresas só devem lucrar se carregarem compromisso com o impacto social.
Segundo a pesquisa, 62% dos consumidores não estão apenas interessados no propósito de uma marca ou empresa, eles também querem que esse propósito seja pessoalmente relevante.
Em contrapartida, para conquistar os consumidores, diversas empresas têm falsificado produtos e dados para obter certificados.
Uma pesquisa realizada pelo IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) em 2019, revelou que 48% de produtos de higiene, cosméticos e utilidades domésticas, cometem greenwashing. Essa estratégia utiliza termos vagos e sem embasamento para levar o consumidor a acreditar que comprará um produto ecológico, e consequentemente, contribuirá para a sustentabilidade ambiental e animal.
A conclusão é que ao menos um terço dos produtos possui em seus rótulos alegações ambientais às quais o consumidor deve se alertar em relação à veracidade das informações.
Impacto social é o efeito que uma ação, programa ou iniciativa tem na sociedade em geral. Resulta em levar benefícios tangíveis e intangíveis para a sociedade, como uma melhoria das condições de vida, redução da desigualdade, criação de empregos, preservação ambiental, entre outros.
Por outro lado, o impacto social também pode ser negativo, quando traz consequências indesejáveis, como a exclusão social, degradação do meio ambiente e aumento da violência.
Por meio de indicadores quantitativos e qualitativos que permitem avaliar os resultados alcançados e os efeitos produzidos sobre a vida das pessoas envolvidas, é possível compreender o impacto social.
Empresas, organizações sem fins lucrativos, governos e indivíduos podem ter como objetivo criar impacto social positivo em suas atividades e ações.
Uma empresa que visa gerar impacto social deve promover a sustentabilidade, geração de empregos, transparência, desenvolvimento e melhoria da sociedade. Qualquer empresa, seja de pequeno ou grande porte, pode alcançar esse resultado. No Brasil, por exemplo, foram identificadas 1.200 empresas de impacto social, de acordo com o estudo realizado pela Pipe.Social, em 2021.
A seguir, você vai conhecer empresas que exercem impactos sociais positivos em seus meios de atuação.
A startup sueca Doconomy auxilia as pessoas a entenderem a importância e os efeitos produzidos pelo carbono e o impacto ambiental de seus hábitos de consumo. Fundada em 2018, a empresa dedicou o ano de 2021 para buscar parcerias que possam implementar cálculos para consumidores e empresas.
Recentemente, a startup lançou a Calculadora 2030, uma ferramenta que simplifica o processo de cálculo da pegada de carbono de produtos manufaturados com alta precisão, em 11 categorias de produtos. Com isso, as marcas conseguem quantificar o impacto social de todas as etapas de produção e entrega.
A Neste, uma empresa finlandesa, é atualmente a maior produtora mundial de diesel renovável, refinado a partir de gorduras de animais e óleo de cozinha utilizado por redes de fast-food e restaurantes familiares em todo o mundo. Com o objetivo de economizar 20 milhões de toneladas de emissões, anualmente, até 2030 – uma meta que está parcialmente alcançada – a Neste também está focada em produzir combustível de aviação sustentável.
Até o momento, as viagens aéreas ainda não possuem uma alternativa viável de eletrificação e geram grandes quantidades de emissões de carbono. A Neste tem fornecido combustível renovável para voos nos principais aeroportos dos Estados Unidos, o que proporciona um abastecimento mais sustentável. Em 2021, a empresa alcançou a marca de um milhão de galões entregues no Aeroporto Internacional de São Francisco (EUA).
A empresa foi incluída pelo 16° ano consecutivo no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI). A Neste também foi classificada como melhor desempenho nas classificações de clima e florestas do CDP (Carbon Disclosure Project), com um testemunho sólido de boas práticas nessas áreas.
A Compology usa a inteligência artificial para melhorar a gestão de resíduos em empresas e governos. A companhia instalou 170.000 câmeras com inteligência artificial em lixeiras de pontos de venda e escritórios de 1.300 grandes marcas, capazes de medir e analisar o conteúdo do lixo, sua composição e atividade. Com base nessas informações, o projeto gera dados e insights para seus clientes corporativos e proporciona insumos para desenvolver e gerenciar estratégias de mitigação de resíduos mais eficazes.
A tecnologia da Compology também ajuda a evitar que uma parte desnecessária do lixo seja enviada para aterros sanitários, o que reduz as emissões de carbono de viagens desnecessárias e promove impacto social. Em 2021, foram lançadas concessões municipais e estaduais, que permitirão que as autoridades locais usem sua tecnologia para desenvolver estratégias de desvio de resíduos. Atualmente, a Compology está em funcionamento em 20 cidades dos Estados Unidos.
Por meio da inteligência artificial e uma tecnologia única no mercado, a INFANT.ID tem como objetivo utilizar a biometria neonatal para identificar 100% dos recém-nascidos. A inovação é capaz de capturar, analisar e a exportar digitais em alta definição desde as primeiras horas de vida da criança, o que nenhuma outra empresa no mundo é capaz de fazer.
Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,2 milhão de bebês até três meses de idade desaparecem por ano no mundo. Apenas no estado do Rio de Janeiro foram registrados 1.777 desaparecimentos em 2022.
Ao coletar as digitais de recém-nascidos, a solução da INFANT.ID pode criar uma base de dados tão robusta que vai ajudar as forças policiais a realizarem a checagem das informações a partir de uma denúncia de desaparecimento; agilizar a emissão de documentos de identidade; possibilitar a identificação de uma pessoa adulta através da digital coletada quando bebê; facilitar o controle do estado na cobertura de vacinação e na matrícula das crianças nas escolas.
Além da biometria neonatal ser capaz de evitar as trocas de recém-nascidos nas maternidades, também previne o tráfico de órgãos, crimes de falsidade ideológica e até mesmo um dos comércios ilícitos mais rentáveis do mundo, o tráfico humano, que só acontece pela facilidade de falsificar os documentos de identificação. Portanto, a INFANT.ID tem como objetivo maior, causar um impacto social positivo na sociedade de diversas formas.
A inteligência artificial está em fase de testes em vários estados brasileiros, como em Goiás, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Mato Grosso e Santa Catarina.
Diante dos inúmeros desafios ambientais e sociais globais, o movimento dos investimentos e negócios de impacto social têm ganhado força em diversos países. Apesar dos avanços recentes e do aumento no volume de recursos investidos nessas iniciativas, o setor ainda se encontra em um estágio incipiente em todo o mundo.
Por fim, empresas de impacto social têm um modelo de negócio mais sustentável e ético, em que o sucesso financeiro é alcançado ao mesmo tempo em que se busca a promoção do bem-estar social e ambiental. Isso pode ajudar a mudar a mentalidade do mercado e sociedade em geral, e mostrar que é possível criar mecanismos que não prejudiquem o meio ambiente e as pessoas.